Cuidar das infâncias é nossa missão!
Atuamos na área da educação desde 2012. E desde 2018 nossa atividade principal é a Escola de Educação Infantil, nossa Escola Quintal ou Jardim de Infância, como gostamos de chamar.
Nossa proposta é acolher no máximo de 30 crianças e suas famílias, com uma equipe de trabalho de 9 pessoas.
Trabalhamos a serviço das crianças
Somos uma escola sem fins lucrativos que trabalha exclusivamente em função da infância, ou seja, 100% do valor arrecadado é reinvestido na própria instituição. Optamos também por oferecer bolsas para as famílias que acreditam nesta proposta e teriam dificuldades para arcar com a mensalidade integral. Estas bolsas são viabilizadas em parte pela própria instituição e em parte por famílias, parceiros e amigos que auxiliam neste processo.
Somos uma comunidade de aprendizagem e não uma fábrica
Nós entendemos que as crianças precisam de tempo, recursos e espaços disponíveis para se desenvolverem plenamente. Na Cabana dos Brinquedos nós temos uma metodologia própria elaborada e constantemente revisitada pela equipe pedagógica que visa acolher as necessidades das crianças e famílias.
Muito diferente das metodologias tradicionais que se utilizam de um sistema fabril de organização, que dividem as crianças por faixas etárias, que praticam o ensalamento e as atividades dirigidas visando aumentar o número de atendimentos e inchando a escola para gerar lucro.
“Uma escola verdadeiramente humanista, uma Escola Quintal como a Cabana, surge na contramão da educação dita tradicional. Numa Escola Quintal, o quintal com suas árvores, seus insetos, suas frutas, seus aromas, seus pequenos animais e tantas outras coisas por si só são eminentemente educadoras. A casa, que compõe esta escola com seus objetos, tão íntimos e afetivos das crianças: tapetes, brinquedos, sofá etc. A casa com seus cômodos e lugares que suscitam aromas e experiências das mais diversas: cozinha, sala das histórias, garagem de brincar, por si só garantem uma gama de estímulos, experiências, aprendizagens e aquisições que definitivamente não são mensuráveis pelos métodos da pedagogia tradicional.
Pedras, areia, panelas, troncos de árvores, galinhas e seus pintinhos, penas de galinha encontradas perto do galinheiro, balanças, árvores frondosas e seus frutos de época, tudo isso e muito mais são materiais didáticos, os mais ricos e preciosos. Numa Casa, não cabem salas de aula, não cabe a lógica do crescimento vertical onde se incha a escola para se obter lucros. Pois as crianças precisam de espaço, de bastante espaço para se desenvolverem. Uma Casa, não aprisiona, não empareda e sim acolhe e nutre o sentimento de segurança, liberdade e autonomia. Seus espaços são amplos, arejados, permitem movimentação e o contato entre diversas idades. Mas tudo isso só pode acontecer pelas mãos das pessoas.
Numa Escola Quintal, circulam educadores interessados por essa Casa, por esse ambiente de liberdade. Educadores que buscam se orientar pela escuta das necessidades das crianças, que se permitem auto-responsabilizar por tudo e por todos. Sempre atentos, não estão engessados em planejamentos ou atividades didáticas ditadas por esse ou por aquele autor. Sua bússola são as próprias crianças, as crianças reais, as do dia a dia, não as dos manuais técnicos. Sua lanterna para iluminar os caminhos são os autores e outras Escolas Quintais, fontes de inspiração. Nesse contexto, estudar e pesquisar a cultura da infância é parte fundamental no trabalho educativo. (…)”
Karlla Almeida e Daniel Almeida no Ebook “Cabana dos Brinquedos”.
Mais que uma escola, somos uma comunidade de aprendizagem
Acolhemos cada família que chega com todo cuidado e carinho, oferecendo o que temos de melhor.
“Além dos educadores, o que mantém uma Casa em pé são as famílias das crianças. Desejam juntamente com todo o corpo docente que este lugar exista para que seus filhos possam usufruir de uma infância mais respeitosa, mais humana. São acolhidos de maneira amorosa, nas reuniões individuais, nas orientações sobre o desenvolvimento infantil. Participam de diversas formas: ajudam a confeccionar os brinquedos, auxiliam na manutenção da Casa e do quintal, participam com afinco nas celebrações da cultura popular.”
Karlla Almeida e Daniel Almeida no Ebook “Cabana dos Brinquedos”.
Sim, somos uma escola pequena!
Para que as crianças e famílias possam ter acesso a um espaço amplo e serem atendidas na sua singularidade, optamos por uma escola com um número menor de atendimentos, nossa capacidade máxima é de 30 crianças.